segunda-feira, 9 de julho de 2007

Vende-se perdão

Roberto é um cara legal, Marina é uma garota legal. Existem aqui dois tipos de pessoas legais, vejamos. Roberto é amigo de Rodolfo, Rodrigo, Alberto, Carlos, Paula, Ivete, Maurício, Sandro, Ana Flávia, Giovanna, Marcelo. Marina é amiga de Tatiana, Karina, Francisca, Fernanda e Mara.

Roberto é amigo de Rodolfo, Rodrigo, Alberto, Carlos, Paula, Ivete, Maurício, Sandro, Ana Flávia, Giovanna, Marcelo desde 1996, quando entrou no Colégio Santa Clara e essa galera é parte do pessoal que estudou com ele, constitui sua turma. Marina foi amiga de Isabela e Fátima na primeira série, mas não durou muito, porque ela resolveu conquistar o menininho que as três gostavam. Foi amiga de Flávia, Leonardo, Janaína e Elisângela na quarta série, amiga de Mônica na quinta e de Liliana na sexta. Amiga de Gisele na sétima, de Taís e Bruna na oitava. Marina mudou de escola várias vezes, é compreensível a alta rotatividade em seu círculo de relações. Aí Marina foi para o segundo grau e seus pais se mudaram outra vez. Aos poucos ela começou a conversar com o pessoal e Paola se interessou por ela, da mesma forma que Isabela, Fátima, Flávia, Gisele... E no primeiro e no segundo ano mantiveram contatos, especialmente no primeiro, quando foram da mesma sala. No segundo e no terceiro, Marina conversou com Carolina esquentada, Betânia nadadora, Andréa interiorana, Kelly baixinha, Jacqueline loira e Osíris (deusa). Gostou muito destas últimas, Jacqueline e Osíris, que eram amigas inseparáveis há muitos anos.

Roberto adora festa, churrasco e ir ao bar com os amigos. Marina muito quieta, calada, estudiosa, na dela. Roberto foi para a faculdade, Marina também. Roberto foi na Calourada, fumou no diretório acadêmico, jogou futebol no time da sala, organizou churrascos em sua casa, ficou com várias garotas. Marina gosta de ir ao cinema, ao teatro, dançar, ouvir música clássica, ler e assistir novela e programas literários na TV, mas pouca gente sabe disso, talvez ninguém, inclusive depois que ela apareceu no Orkut. Ela pediu para o pessoal da sala escrever recadinhos em sua agenda e no convite de formatura do segundo grau, pra ficar de lembrança, é muito bonitinho: “Você é uma pessoa muito especial; te desejo tudo de bom porque você é especial; que Jesus ilumine seu caminho, gosto muito de você porque é muito especial; não mude seu jeito de ser, ele é especial”...etc. “(1) o que é ser especial? Quando alguém te chama assim não significa nada”. Roberto não pediu pra ninguém escrever recadinho, ele é “espada”. Aliás, Roberto não precisa olhar as fotos da formatura nem possíveis recados para lembrar de fulano ou cicrano.

Roberto é gente fina, quem não conhece o Roberto?! Marina é boazinha, quem não gosta dela é porque tem inveja.

Marina conheceu Nádia na faculdade e foram felizes até que Marina se encheu e resolveu dizer a verdade. Então Marina ficou sozinha até o dia em que resolveu ajudar Fernanda. E Marina e Fernanda hoje são amigas para sempre. Fernanda é amiga de Lara, Viviane e Jéssica, pessoas das quais Marina gosta e encontra de vez em quando nas festinhas de aniversário de Fernanda e nas reuniões de fim de ano. Marina é religiosa e na Igreja conheceu Tatiana, Francisca, Mara e Karina. Ela sempre procura Mara e Karina, Mara e Karina nunca ou quase nunca a procuram, então ela foi se cansando e desistindo... Com Tatiana houve uma simpatia instantânea, a Tati até achou que ela se parecia com uma personagem de um de seus contos preferidos. Aliás, Marina é uma garota que mais gosta do que desgosta das pessoas e quando gosta, não tem uma idéia formada sobre quem a pessoa é, mas todo mundo tem uma idéia de quem ela é. Desde o caso com Nádia que Marina resolveu ser definitivamente sincera (pois já era...), porém, chegou a conclusão de que “(2) As pessoas não gostam muito de quem é sincero”. Ela se encontrou pela primeira vez com Francisca numa tarefa da Igreja que precisavam realizar juntas, Francisca saiu, e depois de um tempo ela também e se afastaram por um período, mas agora as duas são amigas para sempre. O negócio com a Tatiana tá complicado porque agora só Marina procura Tatiana e quando isso acontece, a Tati está cheia de compromissos. Marina nunca ou quase nunca ia às festinhas e reuniões, depois começou a se esforçar e aparecer nas coisas que eram marcadas. No entanto, era tarde demais. “(3) Compareça aos eventos sociais, tenha contato com as pessoas, o ser humano não é e nem pode ser uma ilha”. Roberto sempre soube disso, por sinal, ele jamais precisou cogitar nisso. Mas ela se lembra muito bem de quantas vezes marcou alguma coisa que deu certo. Sempre uns 5 que não podem, uns 3 que acontece um imprevisto, uns 2 que atrasam e 1 que ocorre um desencontro, ou outra proporção do gênero. Roberto é assim, gostou de mim bem, não gostou amém. Ou eu também não gosto de você filho da mãe! Marina também não se importa ou implica com quem não gosta dela, embora sofra quando tal fenômeno afeta sua vida. Contudo, Marina gosta e gostou de várias pessoas muito mais do que essas pessoas foram capazes de gostar dela.

Interessante no último relato: “(4) Não importa o que você faça ou o que você diga, alguns indivíduos terão de você daqui a dois meses ou dez anos, exatamente o mesmo conceito que tinham quando te ‘conheceram’”. Roberto espera tudo e nada das pessoas e vai selecionando naturalmente. Marina costuma esperar o melhor e perdoar (na maior parte das vezes facilmente) o pior. Marina buscando amizades eternas e profundas. Roberto buscando companhias agradáveis, conversas inteligentes, encontros com quem deseja se encontrar com ele. Marina sozinha, Roberto acompanhado.

E agora que deveria haver um final, pergunto-me, o que tudo isso tem a ver com “Vende-se perdão”?






(seta para cima) Seção para ser perdoado????????????????Seção para perdoar (seta para baixo)

Na sociedade em que nasceram os personagens tudo que é matéria é dado, tudo de abstrato é comprado, tornando a história acima irreal. Roberto entrou na Seção para ser perdoado, e Marina na Seção para perdoar.

Senhorita Anja de Cássia, eu quero comprar o perdão do Alberto, porque ele ficou chateado comigo depois que o chamei de “baitola” e afinal, de todo mundo que eu prejudiquei caso essa história de reencarnação exista. Senhor Anjo de Paulo, eu quero comprar o perdão para a Tati, que achou que eu tinha feito uma coisa muito feia e não confiou em mim, para o meu pai que me fez assinar um papel dizendo que eu não ia rouba-lo, para a Nádia que me tratou como idiota e se aproximou de mim por interesse, para a Paola que se aproximou de mim pelo mesmo motivo, aliás, para a Taís e a Bruna também. Para a Jacqueline e a Osíris, as quais convidei para um almoço com um mês de antecedência e ambas em ligaram no dia dizendo que não poderiam ir por motivos irrelevantes. Para a Paola por não ter me convidado pra sair com ela, e pra Carolina, Betânia, Andréa e Kelly pelo mesmo motivo. Para... “Devagar, estou anotando”. Para Bruna por nunca ter devolvido meu super livro de química, para Mara por ter me subestimado e menosprezado, para Fernanda por ter me abandonado algumas vezes que precisei dela, para Gustavo pela falta de consideração em não responder nenhum dos meus e-mails e ainda por cima depois de todo sufoco que me fez passar dizer que “gosta de mim apesar de tudo” “(5) A indiferença é pior que o desprezo”, para João por deixar-me pensar que ele gostava de mim para depois dar o golpe fatal, Augusto e Matias por nunca terem confiado em mim, apesar de toda minha dedicação. Pra aquele povo da Igreja que eu considerava muito, mas que me rechaçou quando surgiu um problema sério e jamais reconheceu que eu estava certa naquele momento.

Pois bem Roberto, esse negócio de reencarnação existe sim, você teve trezentas. Claro, não foram todas no planeta Terra, pois não teria dado tempo considerando o surgimento da espécie humana. Entendendo que determinadas dívidas passam de uma reencarnação para ao outra você teria nos casos mais graves um total de trinta, porém, como cada um de nós conhece e/ou consegue prejudicar muita gente, esse seu número se amplia para quinhentas. Quinhentas e uma, contando com seu amigo Alberto. Então, segundo meus cálculos você pode comprar os 501 perdões em 3 prestações de R$100 sem juros ou os 31 por 5 prestações de R$ 300. Cara Marina, você quer comprar dois perdões para Paola, dois para Bruna, dois para Mara (embora eu ache que subestimar é sinônimo de menosprezar), quinze para pessoas citadas, mais vinte para os integrantes da igreja; totalizando quarenta e um perdões. Isso vai te custar R$ 10.000 à vista. “(6)...”

Jean Bizzy

19/05/2006

Nenhum comentário: