domingo, 1 de novembro de 2015

Quem precisa da sociologia?



Para quem a sociologia é importante? Para os sociólogos! (Sorria, isto aqui nem é Bahia)
Oh! Mas, não é a sociedade passível de conhecimento científico? Tudo se reduz a um "eu acho isso e ponto final". Ao senso comum da opinião formada e tão geralmente irrefletida, preconcebida, fruto da supercolonizacao do mundo da vida pelo sistema, ou das ideologias que legitimam o "status quo" e a estrutura social tal qual é, como parte da ordem natural das coisas.
Então, quem precisa da sociologia? Os sociólogos, a sociedade, os cidadãos, os indivíduos, todo mundo? Ninguém?
Quem precisa desse conhecimento inútil, para o qual dificilmente se consegue emprego no reino da racionalidade instrumental? 
Quem precisa de algo que pode ampliar e elevar a consciência das pessoas, a ponto de quererem se libertar das tendências massificantes e alienantes do capitalismo? Filosofia, história, sociologia, antropologia e ciência política são tropeços no caminho da dominação, a não ser que estejam a seu serviço. 
Ora! Quem precisa da sociologia? 
Acho que é meu cachorro, pois ele me ama e me segue por toda parte!

Nenhum comentário: