sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Falsas amizades

Falso amigo não é somente aquele que deseja te enganar, interesseiro que quer se aproveitar de você. Falso amigo também é aquele que gosta de você, mas não o suficiente para te considerar, respeitar e ajuda-lo na hora precisa.

Este tipo de falsa amizade é a mais perigosa, pois é aquela em que você espera o carinho, mas ele não vem. Certamente você vai se decepcionar e sofrer por essa pessoa, mas ela não irá sofrer e se decepcionar com você. Provavelmente ela fará alguma coisa que te magoará profundamente, mas julgará que não foi nada demais.

Essas falsas amizades, assim como as primeiras (do enganador), devem ser descartadas. Obviamente causará mais dor descartar alguém que goste minimamente de você do que alguém que não gosta de jeito nenhum. Mas fiz isso, fiquei um tempo mais sozinha do que de costume e logo se desenvolveram novas amizades, com pessoas já conhecidas, e estas sim, verdadeiras. As desilusões com as falsas amizades podem nos levar a prejudicar as verdadeiras, a ter menos disposição para perdoar quem realmente nos ama.

Muitas vezes a falsa amizade surge de uma pré-concepção negativa que a pessoa faz a teu respeito. Ela fica presa a esta imagem negativa e não consegue enxergar quem você realmente é. Não abre o coração para te conhecer, para saber sua história, para te dar uma oportunidade de crescer a seus olhos. Aí a relação fica definitivamente envenenada. A barreira do preconceito se estabelece e fica, até que um dos dois (ou uma das duas) resolva libertar-se. Se quem se liberta é o preconceituoso (a) existe chance da falsa amizade tornar-se verdadeira. Porém, quando isso não acontece, a outra parte envenenada pelo sofrimento de não ser correspondida, deve tomar uma atitude diante da parte envenenada pela cegueira. É quando se termina uma boa amizade, contudo, insuficiente para enfrentar as vicissitudes da vida.

Como aprendi numa peça de teatro, a gente sempre se entrega às pessoas, por mais que evitemos isso. É impossível gente não se envolver. Então só nos resta aprender com isso e ter um pouco de sabedoria para não sofrer tanto da próxima vez. Para não esperar das pessoas mais do que elas podem nos dar.Uma medida que permitirá manter as falsas (fracas) amizades sem medo de ser infeliz com elas.

Fernanda Flávia Martins Ferreira

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Kardecist Spiritism and Politic Culture

ABSTRACT

In the first chapter, we studied the doctrinal roots of the Kardecist spiritism in the 19th century. We verified strong identifications of the Spiritism with the European illuminist and liberal principles, especially from France, in the statements of Jean Jacques Rousseau, Montesquieu, Alexis of Tocqueville, and of the Englishman John Stuart Mill. This is an important consideration, as its Brazilian manifestation found
impediments, in the 19th and 20th centuries, - during the Empire, and after the
proclamation of the republic - both from the Catholic Church in particular, and from
the anti-liberalists in general. In the second chapter, we will map the moments of
tension between segmentation and union, in the spiritist field, its relationship with the Catholic hegemony, and, finally, the appearance of new matrices, starting from the decline of that hegemony. In the third chapter, we will make a travel into the spiritistic associative universe, its internal non-sacerdotal organization, based on forms of representation, vote, and discussion, and finally in the adhesion to democratic rules of conduction of the decisory processes. In the chapter four, we will deepen the matrix of the Third Sector and of the citizenship. We will also see that this
organization has to do with the New Associativism, that appeared in Brazil after the
redemocratization, in the decade of 1980s. We will deepen the analysis of its modernization and growing identification with the Third Sector, as well as the way in
which takes place the appropriation of the term “citizenship” to its language. Finally,
in the conclusion, we will see that the original political elaboration of the Kardecism is
combined with the public face of the actual spiritistic field, as well as its contribution
to the social democratization.

Key words: Kardecism, democracy, liberalism, field, identity, citizenship, third sector.

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