sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Falsas amizades

Falso amigo não é somente aquele que deseja te enganar, interesseiro que quer se aproveitar de você. Falso amigo também é aquele que gosta de você, mas não o suficiente para te considerar, respeitar e ajuda-lo na hora precisa.

Este tipo de falsa amizade é a mais perigosa, pois é aquela em que você espera o carinho, mas ele não vem. Certamente você vai se decepcionar e sofrer por essa pessoa, mas ela não irá sofrer e se decepcionar com você. Provavelmente ela fará alguma coisa que te magoará profundamente, mas julgará que não foi nada demais.

Essas falsas amizades, assim como as primeiras (do enganador), devem ser descartadas. Obviamente causará mais dor descartar alguém que goste minimamente de você do que alguém que não gosta de jeito nenhum. Mas fiz isso, fiquei um tempo mais sozinha do que de costume e logo se desenvolveram novas amizades, com pessoas já conhecidas, e estas sim, verdadeiras. As desilusões com as falsas amizades podem nos levar a prejudicar as verdadeiras, a ter menos disposição para perdoar quem realmente nos ama.

Muitas vezes a falsa amizade surge de uma pré-concepção negativa que a pessoa faz a teu respeito. Ela fica presa a esta imagem negativa e não consegue enxergar quem você realmente é. Não abre o coração para te conhecer, para saber sua história, para te dar uma oportunidade de crescer a seus olhos. Aí a relação fica definitivamente envenenada. A barreira do preconceito se estabelece e fica, até que um dos dois (ou uma das duas) resolva libertar-se. Se quem se liberta é o preconceituoso (a) existe chance da falsa amizade tornar-se verdadeira. Porém, quando isso não acontece, a outra parte envenenada pelo sofrimento de não ser correspondida, deve tomar uma atitude diante da parte envenenada pela cegueira. É quando se termina uma boa amizade, contudo, insuficiente para enfrentar as vicissitudes da vida.

Como aprendi numa peça de teatro, a gente sempre se entrega às pessoas, por mais que evitemos isso. É impossível gente não se envolver. Então só nos resta aprender com isso e ter um pouco de sabedoria para não sofrer tanto da próxima vez. Para não esperar das pessoas mais do que elas podem nos dar.Uma medida que permitirá manter as falsas (fracas) amizades sem medo de ser infeliz com elas.

Fernanda Flávia Martins Ferreira

Nenhum comentário: